Novas tecnologias de segurança do mercado atual
A importância das novas tecnologias de segurança
23 de janeiro de 2023
Energia solar off grid e exemplos de aplicação
Energia solar off grid – Exemplos de aplicação na cidade e no campo
3 de maio de 2023

5G e a Internet das coisas (IOT)

5g e a internet das coisas

A Internet das Coisas (IoT) é o projeto que irá transformar o mundo nos conectando às coisas ao nosso redor, permitindo uma interação mais significativa entre os dispositivos e os usuários . A tecnologia 5G tem sido uma grande promessa na área de telecomunicações, e sua implementação também tem o potencial de revolucionar a Internet das coisas (IoT).

O que é a Internet das Coisas?

A “Internet das Coisas” (em inglês, Internet of Things, ou IoT)é um conceito que tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos, significa uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar itens comuns e utilizados no dia a dia das pessoas à rede mundial de computadores.

A IoT tem sido usada para automatizar processos, monitorar a saúde, a segurança e o ambiente, aumentar a produtividade nas empresas, entre outros.

Atualmente muito se ouve falar de casa conectada ou automatizada, isso significa que a casa possui muitos acessórios que estão conectados a internet e auxiliam o dia a dia das pessoas.

A Alexa por exemplo é uma caixa de som que possui funções extras, através do comando de voz ele é capaz de programar despertadores, criar lista de compras, apagar e acender a luz e outros eletrodomésticos compatíveis, além de outras funcionalidades. E toda essa tecnologia é possível pela internet das coisas e atualmente com a chegada do 5G ela é muito mais potente.

Como o 5G altera esse cenário?

O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018. Essa nova geração da internet permitirá velocidade de transmissão de dados muito maiores, estima-se velocidade até 100 vezes maior do que ocorre com o 4G, sendo assim a IOT será usada com muito mais eficiência.

Em plena ascensão na sociedade atual, a internet das coisas (IoT) deve ganhar ainda mais popularidade com os avanços do 5G. A tendência é que vejamos cada vez mais equipamentos conectados, desde as tecnologias vestíveis, como os smartwatches, até as grandes máquinas nas indústrias.

Hoje em dia, existem projetos utilizando a IOT que prometem revolucionar diversas áreas e setores econômicos. O setor agrícola é a maior aposta, pois com a chegada do 5G é possível usar um grande gama de dispositivos de monitoramento nas plantações a todo momento, controlar máquinas e procedimentos de forma remota, entre outros.

No setor da saúde será possível realizar procedimentos cirúrgicos à distância, usando a tecnologia do 5G e braços mecânicos que podem reproduzir os movimentos dos médicos que estarão em qualquer lugar do mundo.

Essa evolução tecnológica do 5G trará consigo uma revolução em todas as interações de empresas com empresas, consumidores com empresas, consumidores com outros consumidores e também de empresas e consumidores com objetos e coisas.

A capacidade de conectar um grande número de dispositivos simultaneamente e com maior velocidade pode permitir a criação de novas soluções em diversos setores, facilitando assim as relações humanas e das organizações.

Desafios da Internet das Coisas

Embora a IoT ofereça muitos benefícios, existem também alguns desafios que precisam ser superados, como a interoperabilidade, muitos dispositivos IoT são fabricados por diferentes empresas e podem não ser compatíveis entre si. É necessário padronizar as tecnologias e protocolos para permitir a interoperabilidade entre os dispositivos.

Também se observa a questão de segurança, pois com mais dispositivos conectados, aumenta-se o risco de ataques cibernéticos e violação de dados que é a situação mais discutida atualmente, até onde vai a privacidade do usuário, a coleta de dados pessoais pode levantar questões de privacidade e proteção de dados, pois para a IoT ser muito característica ela precisa de informações muito particulares de seus usuários circulando nas redes.

A Intelbras é uma empresa brasileira que desenvolve e fabrica produtos de tecnologia, incluindo soluções para a Internet das Coisas.

Veja exemplos de produtos Intelbras relacionados à IoT

  • iSIC – Software de monitoramento

O software iSIC permite a visualização de câmeras de segurança em tempo real através de smartphones e tablets, oferecendo maior segurança e praticidade.

O sistema de alarme de incêndio da Intelbras é conectado à internet e permite o monitoramento remoto de um incêndio em tempo real, enviando alertas para dispositivos móveis e permitindo a tomada de medidas preventivas.

Controlador de Acesso iDFlex: O iDFlex é um controlador de acesso para empresas, que permite a gestão de acesso de colaboradores e visitantes por meio de cartões de proximidade, biometria e outros recursos, garantindo maior segurança e controle de acesso.

Os sensores de presença inteligentes da Intelbras são dispositivos IoT que detectam a presença de pessoas em ambientes internos e externos, permitindo o controle automatizado de iluminação, ar condicionado e outros equipamentos, proporcionando economia de energia e maior conforto.

Os roteadores Wi-Fi Mesh da Intelbras oferecem uma rede Wi-Fi de alta velocidade, que se adapta às necessidades de cada ambiente, permitindo a conexão de múltiplos dispositivos IoT simultaneamente.

Esses são apenas alguns exemplos de produtos da Intelbras relacionados à IoT. A empresa oferece uma ampla gama de soluções que ajudam a tornar as casas e empresas mais seguras, inteligentes e eficientes.

Confira o site da Condufibra e veja os produtos disponíveis.

 

Os comentários estão encerrados.