FTTX: Como funciona e quais são seus principais benefícios?
20 de julho de 2018
Conheça melhor sobre Transceivers Ópticos – Principais Modelos
21 de setembro de 2018

Câmera de Segurança: Quais os tipos e suas aplicações?

Câmera de Segurança: Qual utilizar?

Nunca se falou tanto em segurança eletrônica como em nossos dias e a primeira solução que nos vêm à mente sobre o assunto geralmente é CFTV – Circuito Fechado de Televisão, ou, modernizando o termo, um sistema de monitoramento realizado através de câmeras, distribuídas e conectadas a um sistema central (ou não), que disponibiliza as imagens através de monitores/smartphones e afins, assim como realiza a gravação destas imagens para registro de eventos desejados ou indesejados.

Estamos falando do “sorria, você está sendo filmado”! Neste artigo, nosso foco será nos diferentes tipos de câmeras de segurança e suas principais aplicações.

Câmera Bullet

As câmeras Bullet recebem este nome justamente por seu formato ser projetado para fora como o cano de uma arma de fogo. Este tipo de câmera é ideal para ambientes externos, uma vez que, seu formato evidencia a presença de um circuito de segurança, inibindo visualmente a ação de bandidos. Em alguns anos era peculiar das câmeras Bullet serem à prova de intempéries o que as tornava mais adequadas para postes, quintais, estacionamentos e demais áreas descobertas. Apesar de não ser mais uma característica exclusiva deste modelo, ainda continuam sendo preferidas para este tipo de ambiente.

Câmera Dome

Este modelo de câmera assim como a Bullet, recebe o nome por seu formato, mas, neste caso não sendo projetado como uma arma de fogo, contudo, contém o design de uma doma. Diferente do modelo Bullet, as câmeras Domes são bastante difundidas no uso interno das instalações como salas, comércios, elevadores, recepções e afins, afinal, seu modelo discreto e pequeno não chamam tanto a atenção e colaboram para a estética do ambiente. Hoje, alguns modelos de câmera Dome podem ser usadas em áreas externas, aqui na Condufibra podemos te orientar quanto ao modelo que contém este índice de proteção.

Este modelo ainda conta com a vantagem de existir uma capsula que cobre a lente impedindo a identificação da direção em que as imagens estão sendo capturadas.

Câmera Speed Dome

Este tipo de câmera trabalha com características de movimento ou PTZ – Pan (A câmera se movimenta no sentido panorâmico/horizontal), Tilt (A câmera se movimenta no sentido de inclinação/vertical) E Zoom (A câmera te possibilita aproximar a imagem em um ponto específico da cena). Desta forma, a Speed Dome pode se movimentar em um ângulo de 360º podendo este movimento ser controlado de maneira remota através de uma mesa controladora ou software controlador. Sua aplicação ideal é local com alto fluxo de movimentação como, por exemplo, vias públicas onde ela recebe o famoso nome de “olho vivo”.

Dica: É sempre importante instalar este câmera tendo outras cobrindo o mesmo perímetro, pois, num possível uso do Zoom para focar em determinado ponto da cena, vários pontos cegos são abertos, logo, outras câmeras do circuito podem cobri-los.

Câmera Fisheye

A câmera fisheye é um tipo verdadeiramente funcional e apropriado para vigilância interna. Recebe este nome, pois a sensação de cena que ela produz é parecida com um olho de peixe, dessa forma, ela consegue cobrir 360º panorâmicos sendo instalada em teto/piso ou 180º panorâmicos se instalada em paredes. Este tipo é muito usado em aeroportos, shopping centers, call centers e afins.

Alguns especialistas apontam que, pelo seu poder de cobertura, a fisheye pode substituir até oito câmeras Domes ou Bullets do ambiente.

Câmera Box

Este é um modelo de câmera que perdeu bastante espaço nos projetos de CFTV convencionais, permanecendo usual apenas em aplicações específicas ou que exigem grande escalabilidade. É chamada Box, pois seu design aparenta uma caixa.

A grande vantagem deste tipo de câmera é que geralmente as lentes podem ser substituídas fazendo com que a mesma Box ofereça diferentes ângulos e resoluções sem precisar substituir toda a câmera, por isso dizemos que é um tipo escalável, pois, numa possível mudança de ambiente ou de necessidade basta trocar a lente do equipamento.

 

Esperamos que este conteúdo seja relevante para você! Qualquer dúvida entre em contato conosco. Até a próxima!

Deixe um comentário