Saiba como manter a casa segura com um baixo investimento
Saiba como manter a casa segura sem gastar muito
17 de fevereiro de 2022
5g e a internet das coisas
5G e a Internet das coisas (IOT)
5 de abril de 2023

A importância das novas tecnologias de segurança

Novas tecnologias de segurança do mercado atual

No atual momento que vivemos, a segurança dos locais e das pessoas são imprescindíveis.
As notícias diárias de roubos e arrombamentos, despertam a necessidade de se proteger a si e aos seus bens, com a segurança eletrônica e suas inovações é possível garantir toda a proteção e defesa desses requisitos.

O ramo de segurança eletrônica foi desenvolvido para a utilização em grandes empresas até em uma residência familiar. Seu maior foco é o monitoramento do tráfego de pessoas, esse controle já permite ao responsável a sensação de seguridade do seu local. Nesse presente artigo serão apresentados produtos que podem ser utilizados para a segurança da sua empresa ou residência.

Conheça as novas tecnologias de segurança do mercado

A principal preocupação atualmente vem de arrombamentos e invasões indesejadas, por isso é importante pensar em soluções e focar em produtos que ajudem a impedir acontecimentos como esses são essenciais.

Câmeras são utilizadas para monitorar movimentos a muito tempo no mercado, mas apenas elas não estão sendo suficientes para intimidar e impedir os infratores de agir, devido a isso foram criados outros produtos para ajudar no combate a essas violações, como as fechaduras eletrônicas e alarmes.

Atualmente no mercado existem diversas opções de fechaduras eletrônicas que tem como função garantir a segurança do local.

As fechaduras eletrônicas existentes podem variar os formatos de abertura, por exemplo chave RFID – conhecida popularmente como tag – biometria, senhas e abertura por aplicativo de celular.
Essas fechaduras também trabalham com um reforço nas travas de segurança interna que identificam tentativas de arrombamento e erros nas formas de entradas, acionando um alarme e enviando alertas para o dono do local e podendo até acionar as autoridades locais.

Temos como exemplo a fechadura digital de modelo FD 300 que possui abertura por senha e tag de proximidade, trazendo conforto ao usuário pois não precisa se preocupar mais em carregar suas chaves. Essa fechadura oferece duas opções de acesso: 9 senhas (1 para o administrador, 4 para visitantes e 4 para uso diário) e 100 tags de proximidade. Ela possui trava de segurança do lado de dentro para evitar que crianças saiam sem permissão e não necessita de energia elétrica para seu funcionamento, funciona a pilha AA, com duração média de um ano.

Mesmo com a fechadura eletrônica completa para facilitar a vida do utilizador e dificultar a vida do invasor, a Intelbras trabalha ainda com sistemas de alarme e iluminação que também podem ser usados para intimidar criminosos.

O sistema de iluminação automática com sensor de presença, ativa sempre que detecta qualquer tipo de movimento, sendo assim, o sensor identifica a pessoa em movimento e acende a luz trazendo alerta para as pessoas ao redor e intimidando o mal intencionado.

A intelbras apresenta dois sensores de presença que podem ser utilizados como reforço na segurança, como o produto ESPI 360 A que foi desenvolvido para ambientes internos e instalação em lugares estratégicos como paredes e tetos oferecendo uma grande área de alcance, sendo acionado com movimentos de pessoas, animais de médio e grande porte, além de objetos por meio de um sensor infravermelho que reconhece as fontes de calor.

Além disso temos também o sensor de presença ESP 180 AE ele foi desenvolvido para ambientes semiabertos e para a instalação em paredes, ideal para casa que possuem varanda pois pode ser instalado na parede externa e redirecionado para o portão de entrada do local, assim reconhecendo todo movimento e sendo acionado para ajudar na entrada ou utilizado como alerta.
Os dois produtos de sensores, podem acionar várias lâmpadas ao mesmo tempo e serem configurados para acionarem 24 horas ou quando estiver escurecendo.

As câmeras de segurança são clássicas quando pensamos no ramo de segurança, porém a tecnologia foi avançando e com ela veio a evolução, atualmente temos no mercado câmeras que podem ser instaladas de forma simples ou a redes mais complexas.

A Intelbras oferece câmeras inteligentes com diversas funções como reconhecimento facial, identificação de movimento e criando alertas, algumas têm alarmes sonoros embutidos e podem operar pelo wifi entre outras funções extras.

Além disso apresenta modelos simples que se conecta ao wifi, como por exemplo a câmera iME 360 C, é uma câmera com imagem Full HD, com a presença de interação por voz, visão 360° dia e noite, função babá eletrônica e gravação das imagens; e todo o seu uso é feito por um aplicativo de celular.

No aplicativo você pode acompanhar ao vivo, gravar as imagens direto do celular, ativar ou desativar o áudio, reproduzir sua voz na câmera e pode configurar notificações para ruídos desconhecidos ou detecção de movimentos e também para que quando for identificado uma atividade estranha caso você e sua família tenham saído de casa, ela aciona uma sirene própria e manda imagem da causa desse alerta, caso for um invasor por exemplo, manda foto dele, aciona o alarme e te notifica da invasão.

A Intelbras também possui modelos de câmeras projetadas para circuitos de monitoramento, elas são ligadas diretamente a um CFTV que é um circuito fechado de televisão, essas câmeras apresentam uma nova tecnologia chamada Starlight e Full Color que possibilitam as imagens das gravações serem coloridas até mesmo durante a noite.

Essas câmeras mesmo com pouquíssima iluminação conseguem captar imagens coloridas durante 24 horas, pois elas obtêm um pequeno LED luminoso capaz de iluminar um ambiente e trazer imagens nítidas e coloridas.

Com tudo isso é possível perceber que a tecnologia está em constante evolução e cada vez mais se vê a importância dessas inovações para a proteção de vidas e locais.
Recentemente em Belo Horizonte foi noticiado um episódio de câmeras que flagraram uma mulher furtando joias em um prédio de luxo, casos assim acontecem o tempo todo, câmeras flagram o crime, mas não impedem que ele aconteça.

Se o prédio apresentasse câmeras ligadas a CFTV e DVR com a inteligência de reconhecimento facial, a câmera teria identificado a mulher como suspeita e criado um alerta, teria sua face registrada no banco de dados como ameaça.

E ainda mais, se o apartamento de luxo tivesse fechadura digital, seria mais uma grande barreira para a mulher enfrentar e poderia ter encontrado câmeras no interior do apartamento que identificasse o movimento estranho, acionando alarme e gerando notificação tanto para os donos do local quanto para as autoridades.

Essas medidas de proteção talvez não tivessem impedido a invasão mas teria dificultado a ação dessa quadrilha e poderia ter evitado o prejuízo de 1 milhão de reais.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram e fique por dentro de todas as informações e novidades.

Autor(a): Ana Júlia Lacerda

Os comentários estão encerrados.