Saiba tudo sobre racks para servidores
9 de março de 2018
Condufibra e Furukawa – Uma parceria de sucesso!
11 de maio de 2018

O que é e como funciona a fibra ótica – Parte 2

O que é e como funciona a fibra ótica

Aos poucos, a fibra ótica toma o lugar dos cabos de cobre como o principal material para transmissão de dados. Esta mudança é natural e apenas acompanha os avanços tecnológicos.

A fibra ótica é especialmente usada por provedores de internet local, dentro de empresas para uma rápida comunicação, seja na Internet ou na Intranet. Além de chegar ao usuário final em várias residências. A fibra ótica é a melhor e mais rápido opção para a troca de informações e dados em qualquer ambiente.

O que é e como funciona a fibra ótica

O cabo de fibra ótica, como é conhecido, é formado por diferentes camadas. De forma sucinta, os cabos contam com: núcleo, casca e revestimento. Cada camada é feita para garantir o máximo de reflexividade de luz, fazendo com que a fibra ótica transfira dados em forma de luz sem perdas de informação e velocidade.

A fibra ótica tem como sua base tecnológica o GPON (Gigabit Passive Optical Network). Esta tecnologia funciona através de pulsos de luz que viajam pelo filamento de sílica ou vidro (núcleo do cabo) protegido por materiais isolantes e reflexivos (casca e revestimento).

O cabo é desenhado para a transmissão de dados com baixa atenuação de sinal. A velocidade das informações também é surpreendente, podendo chegar a gigabits por segundo (Gbps).

Mesmo em um ambiente físico e confinado, a luz transmitida pela fibra ótica alcança taxas de 109 a 1010 bits por segundo. Em gigabits, isso representa cerca de 40Gbps.

Na prática, o cabo funciona como um tubo espelhado, onde a luz (que carrega as informações para os pontos de conexão) reflete nas paredes até encontrar o destino correto (um servidor ou um modem).

Quais as principais vantagens da fibra ótica

A fibra ótica é a melhor forma de transmissão de dados atualmente. Não é à toa que a fibra é a principal opção para os cabos submersos e transcontinentais, capazes de transmitir dados a milhares de quilômetros, mantendo uma baixa latência e alta velocidade.

Entre as principais vantagens da fibra ótica, estão:

Maior capacidade de transmissão

A principal vantagem da fibra ótica está na taxa elevada de transmissão, garantindo velocidades de upload e download insuperáveis. Isso torna a fibra ótica a melhor opção de internet para ambientes empresariais e domésticos.

Maior alcance do sinal

Ao contrário dos fios de cobre, a conexão através da fibra ótica não perde muita informação com a distância. Espaços com grandes distâncias se beneficiam desta vantagem, facilitando a comunicação e transmissão de dados, além da instalação de equipamentos e conexões.

Menor latência

A latência, termo que indica o atraso em um pacote de dados durante a transmissão do ponto A ao ponto B, não é tão alta na fibra ótica como é no fio de cobre. Com uma latência menor, é possível ter melhores resultados nas taxas de upload, download e transmissão de voz por VoIP.

Sem interferências eletromagnéticas e ruídos;

Por serem feitas de materiais dielétricos, as fibras ópticas não sofrem com interferências eletromagnéticas, já que as informações são transmitidas por luz e não por pulsos elétricos. Isso traz melhor qualidade de sinal e velocidade para o usuário final.

Deixe um comentário